Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

Notícias
Principal   Notícias
 
17/03/2017
› Segundo LIRAa mantém médio risco para epidemia em Cláudio

Nos dias 13, 14 e 15 de março foi realizado o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Cláudio. O estudo manteve o médio risco para situação epidêmica no Município, só que dessa vez com IIP (Índice de Infestação Predial) de 3,8%, dois décimos maior que no primeiro levantamento realizado em janeiro. A partir de 4%, o IIP já indica situação de alto risco para epidemia.

Outro dado alarmante da amostra foi o aumento de 5% no número de focos do mosquito transmissor encontrados nas residências como em vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores, latas, entre outros. O percentual de 85 que já era alto subiu para 90 evidenciando a importância do cuidado constante da população com os seus quintais. Os bairros Jardim Itália, Bicame, São Geraldo, Bela Vista e região central foram os que mais tiveram focos registrados.

O Município vem intensificando o controle. Lotes sujos têm sido identificados e os proprietários notificados para a realização da limpeza. A equipe epidemiológica, além das constantes visitas nas residências, tem realizado várias ações para a abordagem do tema. Mutirões de limpeza e uma gincana realizada neste mês são alguns exemplos para a conscientização do mal que o mosquito pode causar.

O Aedes aegypti é o vetor de várias doenças, entre elas a Febre Amarela que pode levar ao óbito. Neste ano o norte do estado registrou vários casos da enfermidade. Na região centro-oeste ainda não houve registros. Em Cláudio, foram encontrados dois macacos mortos na zona rural sendo que um deles se encontrava em avançado estado de decomposição, impossibilitando a verificação da doença. Os restos mortais do outro animal foram encaminhados para a análise na Superintendência Regional de Divinópolis no dia 23 de fevereiro conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde. A população local foi vacinada.

O melhor remédio contra essas doenças continua sendo a prevenção com a eliminação dos focos do mosquito transmissor. Verifique diariamente os materiais que possam acumular água em sua casa e evite uma situação epidêmica em nosso Município. Faça sua parte!

 

 

 

 
 
 

 

EnfeiteLOCALIZAÇÂO
Av. Presidente Tancredo Neves, N° 152 - Centro
CEP: 35530-000 - Cláudio
EnfeiteHORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.
EnfeiteCONTATO
(37) 3381-4800
prefeitura@claudio.mg.gov.br
Newsletter
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.