22/03/2017
› Reunião com agentes epidemiológicos define ações para o combate ao Aedes aegypti

Na manhã desta quarta-feira (22) foi realizada uma reunião com os agentes epidemiológicos atuantes no Município para apresentação do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que teve resultado alarmante apontando médio risco para epidemia. A partir da informação foram definidos mutirões de limpeza por toda a cidade.

A ação começa no dia 11 de abril nos bairros Dona Lode, Quinca Barão, Residencial das Acácias, Ipanema, Bicame e Novo Mundo. Os moradores dessas localidades devem retirar todos os materiais descartáveis que acumulem água para a coleta pelos caminhões da Prefeitura que circularão nessa data. A programação completa dos mutirões está disponível na página da Prefeitura no Facebook.

A fiscalização dos imóveis não depende apenas do agente epidemiológico e deve partir também dos cidadãos constantemente. A melhor prevenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti é o impedimento de proliferação do vetor. Por isso, o poder público e a comunidade devem unir forças para a eliminação dos focos, onde o mosquito se multiplica.

RESULTADO DO SEGUNDO LIRA DE 2017

Nos dias 13, 14 e 15 de março foi realizado o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Cláudio. O estudo manteve o médio risco para situação epidêmica no Município, só que dessa vez com IIP (Índice de Infestação Predial) de 3,8%, dois décimos maior que no primeiro levantamento realizado em janeiro. A partir de 4%, o IIP já indica situação de alto risco para epidemia.

Outro dado alarmante da amostra foi o aumento de 5% no número de focos do mosquito transmissor encontrados nas residências como em vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores, latas, entre outros. O percentual de 85 que já era alto subiu para 90 evidenciando a importância do cuidado constante da população com os seus quintais. Os bairros Jardim Itália, Bicame, São Geraldo, Bela Vista e região central foram os que mais tiveram focos registrados.

EnfeiteOUVIDORIA
EnfeiteGERAL